Dúvidas Frequentes

Sistema de Energia Solar Fotovoltaica

Dúvidas Frequentes

A garantia de fábrica para o desempenho de um módulo fotovoltaico é de 25 anos funcionando. Após esse período, o sistema funciona, contudo com menos eficiência.

Um sistema fotovoltaico continua produzindo energia elétrica mesmo em dias de céu encoberto. É claro que nesse caso a eficiência energética diminui em razão da cobertura de nuvens.

  • Ter uma área disponível;
  • Trabalhar a orientação do telhado;

outras questões estruturais.

Qualquer sistema elétrico tem riscos, porém o mais importante é que tudo seja feito conforme as normas técnicas.

O custo total de instalação e projeto de um sistema de energia solar fotovoltaica residencial é de aproximadamente R$ 15.000,00. Mas não existe um valor padrão a ser repassado.

A grande variação de preço entre os fornecedores é relacionada:

  • qualidade/quantidade dos componentes utilizados
  • tamanho da empresa (empresas maiores têm mais poder de compra e compram mais barato)

complexidade do sistema a ser instalado.

Sim

Você pode optar pelo sistema de geração de energia elétrica solar OFF-Grid. Neste caso, o sistema de energia solar inclui armazenamento em baterias. Para quem não tem rede da concessionária no imovel.

Com certeza!

A energia solar pode ser usada para TVs, aparelhos de som, computadores, lâmpadas, motores elétricos, entre outros.

Em outras palavras, você pode energizar tudo aquilo que usa energia elétrica (e estiver conectado na tomada), desde que incluso quando o projeto for dimensionado.

Desde que seu sistema seja autônomo (off grid), você pode se livrar da distribuidora.

No entanto, esse tipo de sistema é recomendado apenas em locais onde realmente a energia da distribuidora não chega, pois isso vai custar bem caro devido ao banco de baterias.

A energia solar costuma gerar uma economia que varia entre 50% e 95% na conta de luz. Contudo, se você tiver um sistema on grid, você sempre terá que pagar uma taxa mínima a distribuidora de sua região.

Porém, se você instalar um sistema de energia solar fotovoltaica autônomo (com baterias solares), é possível. Custa mais caro, mas se você é um daqueles que deseja dizer adeus para sempre à sua distribuidora, como dito na pergunta acima, esta é uma solução.

Neste caso vai depender, caso você tiver um sistema fotovoltaico híbrido, que é quando o sistema de geração solar está conectado à rede elétrica (on grid) integrado com um sistema de armazenamento de energia (sistema off grid), ela continuará funcionando.

Caso contrário, se o sistema não tiver um banco de baterias, você ficará sem energia como nos demais locais.

Normalmente entre 1 e 2 dias é possível realizar a instalação (dependendo do tamanho do sistema) e também se não houver tantas dificuldades para acessar o telhado da residência.

A homologação é um procedimento padrão, e realizado junto a concessionária de energia elétrica da sua região, que vai avaliar se o sistema cumpre (ou não) com as normas específicas de segurança.

Não. O excedente se transforma em créditos em quilowatt-hora para ser utilizado em até 60 meses, conforme a Resolução Normativa 687/2015 da ANEEL.

Ou seja, quando for calcular o tamanho do seu sistema fotovoltaico calcule para que ele não produza por ano, muito mais energia do que você de fato consome.

Se fizermos uma estimativa nacional, o tempo de retorno do investimento é de até 8 anos!

Portanto, como estes sistemas possuem mais de 25 anos de vida útil, perceba que, mesmo que o sistema fotovoltaico se pague em 8 anos, serão mais de 17 anos de energia gratuita!

Se você usar um bom sistema de fixação com certeza algumas partes poderão ser desparafusadas e reaproveitadas em uma mudança, além de permitir a remoção dos módulos e do inversor.

Os módulos solares são feitos principalmente de vidro, alumínio e silício purificado (também tem prata e plástico). Todos esses materiais são recicláveis.

Absolutamente nenhum, como a rede elétrica da concessionária da sua rua.