Como Funciona?
Antes de adquirir um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica Conectado à Rede, é fundamental que você saiba como funciona a energia solar e entenda o seu funcionamento.
As placas solares do sistema de geração fotovoltaicas e formada por células, que contem materiais semicondutores por exemplo o silício, um dos mais aplicado, que com a irradiação solar gera o efeito fotovoltaico, transformando a captação da luz do sol em energia elétrica. Assim acaba por ser uma opção econômica para geração de energia elétrica e sustentável que você precisa, ou seja, além de econômica e amiga do meio ambiente.
Como o sistema funciona e como ele impacta na comunidade ao seu redor?
- Durante o dia, os painéis produzem energia para abastecer sua casa, negócio, chácara ou escola.
- Gerando mais energia do que a propriedade consome, esta geração é injetada na rede de distribuição para ajudar a abastecer a vizinhança.
- O excedente de energia produzida e não consumida pelo imóvel com o sistema, é transformado em créditos de energia para o proprietário.
- Durante a noite sua casa utiliza a energia da rede de distribuição abatendo dos créditos gerados anteriormente. Se ainda assim restarem créditos, estes poderão ser utilizados em outro momento ou em outra propriedade
Entendendo mais
O raio solar é transformado em eletricidade em uma célula fotovoltaica, fabricada com materiais chamados de semicondutores. O mais utilizado é o silício. A luz solar é pura energia, composta de pequenos elementos denominados fótons. Quando os fótons atingem a célula fotovoltaica, parte deles é absorvida. Esses fótons despertam os elétrons do material semicondutor, gerando assim eletricidade.
Quanto maior a intensidade da luz solar, maior o fluxo da eletricidade.
Dois sistemas atendem nosso imóvel: OFF-GRID e ON-GRID
Sistema conectado à rede da sua concessionaria On-GRID
- Painel Solar: Quando o raio solar atinge um painel solar fotovoltaico, este converte essa energia em corrente elétrica contínua que flui para um inversor através dos cabos de energia elétrica fotovoltaica.
- Inversor: O inversor tem a função de converte a eletricidade de CC para CA e, se já estiver conectado à rede, então pode ter dois caminhos, caso tenha consumo no momento, ele irá enviá-la ao quadro de distribuição, se não vai para a rede elétrica injetando na rede da concessionaria distribuidora.
- Quadro Distribuição bidirecional: Quando não houver geração, seja por falta de tempo favorável ou outra situação, ele faz o inverso, pega a energia da rede e envia para o quadro de distribuição, para disponibilizar ao seu consumo.
Aqui entra SOLAR SEMPRE, fazendo o trabalho burocrático para você, juntamos toda documentação, colhemos sua assinatura e protocolamos junto a concessionaria.
Sistema OFF-GRID
- O termo se refere a sistemas não conectados à rede como, por exemplo, alguns instalados em projetos de eletrificação rural de difícil acesso.
- O sistema fotovoltaico off grid torna você totalmente independente da concessionaria, ou seja, a energia gerada no seu sistema deve ser consumida por você, neste formato, você vai precisar investir um pouco mais para ter as baterias de estoque da energia gerada, para ter autonomia e ser autossustentável (suprir as horas em que você não terá a luz do sol sobre seus painéis solares_, em outras palavras é mais caro do que o sistema on grid. Por não ser conectado à rede pública. Esse sistema isolado é bastante completo, com a sua estrutura dividida em três diferentes partes a seguir:
- Geração — módulos fotovoltaicos, cabos e suportes estruturais;
- Controle de potência — inversor e controlador de carga;
- Armazenamento — baterias.
Nós cuidamos da instalação no seu imóvel
Abaixo você tem todos os componentes envolvidos em todo fluxo de geração energia produzida pelo seu Sistema Solar Fotovoltaico.
- Módulos Fotovoltaicos
- Estruturas de Fixação
- Cabeamento
- Dispositivos de Proteção
- Inversores Fotovoltaicos
- Medidor Bidirecional
- Rede da Concessionária
Tudo isso foi possível graças à REN 482!
Retorno Financeiro
Abaixo listamos o Retorno sobre o Investimento para cada uma das situações.
A Energia Solar é, atualmente, um dos investimentos com maior retorno.
Vantagens da Energia Solar
- Economia já no 1° mês
- Sem reajuste Tarifário
- Valorização do imóvel em média de 8%
- Mínimo de 25 anos de vida útil
Os sistemas fotovoltaicos integrados às edificações urbanas e conectadas à rede oferecem diversas vantagens para o sistema elétrico de um país, muitas delas relacionadas à redução de custos e que ainda não são consideradas ou quantificadas. Podemos citar:
- redução de perdas por transmissão e distribuição de energia, já que a eletricidade é consumida onde é produzida;
- redução de investimentos em linhas de transmissão e distribuição;
- baixo impacto ambiental;
- fornecimento de maiores quantidades de eletricidade nos momentos de maior demanda (ex.: o uso de ar-condicionado é maior ao meio-dia no Brasil, quando há maior incidência solar e, consequentemente, maior geração elétrica solar);
- a não exigência de área física dedicada; e
- rápida instalação devido à sua grande modularidade e curtos prazos de instalação, aumentando assim a geração elétrica necessária em determinado ponto ou edificação.
O que vale mais a pena?
